domingo, 4 de maio de 2008

Trapalhaços


É uma tarefa um tanto difícil encontrar palavras para descrever o por que de fazermos nosso trabalho da maneira que fazemos. Dentro do voluntariado, é possível ajudar de diferentes maneiras, que não exigem toda esta caracterização, preparo, etc. Apesar disso, acreditamos que rir é sim o melhor remédio e que podemos mudar a vida das pessoas, quando podemos faze-las rir. Caberia um número infinito de textos para inaugurar nosso blog, mas dessa vez sejamos mais técnicos e objetivos. A quem ainda discorda que passar um dia na companhia de pessoas que se encontram com a saúde (física, mental, social, etc) abalada, aí estão as provas da eficácia de uma BOA gargalhada!!!

Fisiologia do Riso:
Quando soltamos uma boa gargalhada, nem imaginamos de que forma estamos a ajudar o nosso organismo. Conheça o impacto que os risos têm no corpo humano:
- Coração
O ritmo cardíaco acelera. Em alguns casos, os batimentos podem atingir 120 pulsações por minuto — em repouso, o coração tende a bater, em média, 70 vezes por minuto. Quando a pulsação aumenta, existe mais sangue a circular pelo organismo, o que provoca uma maior oxigenação dos tecidos.
- Pulmões
Durante uma gargalhada, a absorção de oxigénio pelos pulmões aumenta. A inalação de ar é mais profunda e a expiração mais forte. Com a maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais é eliminado, promovendo uma «limpeza».
- Músculos abdominais
Os músculos mais trabalhados durante uma gargalhada são os abdominais. Os movimentos funcionam como uma espécie de massagem para o sistema gastrintestinal, melhorando a digestão.
- Vasos sanguíneos
Com o maior bombeamento de sangue promovido pelo coração, os vasos sanguíneos dilatam-se, originando uma redução da pressão arterial.
- Sistema imunológico
Durante a gargalhada, os níveis de hormonas do stress baixam. Com menos cortisol e adrenalina a circularem no organismo, o sistema imunológico fortalece-se. Produzidas nos gânglios linfáticos e na medula óssea, as células de defesa do organismo não só aumentam em quantidade como também se tornam mais activas. De destacar os linfócitos B, responsáveis pela produção de anticorpos, e os linfócitos T, que detectam vírus ou bactérias. Além destes, são também importantes a imunoglobina A, um anticorpo essencial no combate às infecções do foro respiratório, e as células NK (natural killers), que permitem destruir as células cancerígenas.

"O desejo de ir em direção ao outro, de se comunicar com ele, ajudá-lo de forma eficiente, faz nascer em nós uma imensa energia e uma grande alegria, sem nenhuma sensação de cansaço."

E finalmente foi criado o blog Trapalhaço! Sejam todos bem vindos.

Um comentário:

profe Luna disse...

Sou fã dessa trupe.Principalmente do palhaço "Paçoquinha" que já nasceu meio "menino maluquinho"!Ele fazia cada desenho,muito louco!Estou me cadastrando como palhaça Tia Luna. Belo trabalho pessoal.Boa sorte sobrinho....beijos.