terça-feira, 27 de maio de 2008

O trabalho mais legal do mundo

O texto abaixo fala exclusivamente de orfanato, pois será nossa próxima visita. Assim que ela for agendada, todos serão comunicados! =)




Marcamos uma visita e anunciamos para os participantes do grupo. Logo que é avisado, todos começam a se preparar para fazer o possível pra ir. Depois de muita espera - não são tantos dias, mas parece uma eternidade - chega o dia. Nos encontramos e parece que todos têm a mesma sensação de friozinho na barriga, expectativa, nervosismo, é um misto de sentimentos que ninguém sabe explicar. Nossa preparação é minuciosa e ansiosa e finalmente chega a hora que todos esperávamos. Chegamos ao local e encontramos as crianças.


No começo elas parecem tímidas, algumas são mais arredias, outras bastante carinhosas, mas no fim tudo se acerta. Cada palhaço acaba encontrando uma ou mais crianças que se identifiquem e o vice-versa com os pequenos. Nesse momento, eles passam a ver a beleza, a alegria de ter um novo amigo ao seu lado, esquecem por alguns instantes de qualquer problema e só pensam em se divertir e curtir aquele momento. Quando isso acontece acredito que é o ponto máximo da nossa visita, pois é aí que aparece o brilho verdadeiro nos olhos das crianças, é quando acontece a maior troca de energia e é quando todo o nosso esforço e preparação é recompensado. Pra mim, essa sensação é o melhor pagamento, é o que faz valer a pena ser voluntária.
Se conseguirmos nos entregar a esse sentimento que a criança nos causa, conseguimos nos lembrar exatamente do que fomos na infância, como somos agora, como podemos melhorar. Vemos que o aprendizado que temos com elas, pode ser muito maior do que elas têm conosco, pois elas nos mostram sua essência. Aprendemos no mínimo que podemos sempre melhorar se resgatarmos as qualidades que tínhamos quando crianças e que foram se perdendo ao longo do tempo. Podemos sair de cada visita mais vitoriosos e felizes ou simplesmente mais preparados para uma próxima, depende do quanto nos doamos.



Pra quem tem dúvida do que será a visita no orfanato, dentre tantos outros, este é um ponto de vista.


Autoria: La! (Boneca Estrelinha)
"Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser." Louis Pasteur
Tem algum texto, citação, sugestão, poema, música, etc. que quer ver no blog?

Nenhum comentário: